terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 1ºFASE

Na reunião de Grupo de Português deste ano lectivo, o elemento da equipa da BE, Júlia Melo, informou todos os professores de que a biblioteca deste Agrupamento iria, de novo, participar no Concurso Nacional de Leitura e que a seleção dos alunos representantes da Escola EB2,3/S de Arcos de Valdevez deveria realizar-se durante o primeiro período, tal como nos anos transatos.

Face à experiência anterior, a equipa pediu aos professores de Português que sugerissem e colaborassem, quer na escolha das obras para concurso quer na seleção de, aproximadamente, dois alunos de cada uma das suas turmas, por ano de escolaridade, para realizarem a prova de apuramento final.

As obras selecionadas foram as seguintes: para o 7º ano, O Cavaleiro da Dinamarca; para o 8º ano, o conto A Gata Borralheira; para o 9º ano,  A Aia e Singularidades de uma Rapariga Loira, Eça de Queiroz e para o Ensino Secundário, dois contos da obra Novos Talentos FNAC – Literatura 2011: Entrevistas de Emprego, de Regina Samagaio, e João, o Trovador, de Emílio G. Miranda.

As provas de seleção foram realizadas no dia 10 de Janeiro de 2012 com a seguinte calendarização: os alunos do Ensino Básico, às 11h 55m, e o Ensino Secundário, às 14h 40. As provas decorreram na sala de estudo permanente, situada no polivalente. 

No dia 12, os resultados foram apresentados pelas professoras que apreciaram as provas: 7º ano – as professoras Filipa Vilaverde, Elisabete Oliveira, Glória Esteves e Rosa Maria Monteiro; 8º ano – as professoras Rosa Branca Silva, Cláudia Cerqueira, Lurdes Sousa e Rosa Maria Silva; 9º ano – a professora Cláudia Varela; 10º, 11º e 12º anos – as professoras Júlia Melo e Maria Helena Aguiar. Assim, foram selecionados os seguintes alunos:
  • 7º ano – turma D – Nº6 – Hugo Pereira – 1º lugar
  • 7º ano – turma A – Nº4 – Francisca Maria C. L. de Abreu e Lima  - 2º lugar – suplente
  • 8º ano – turma G – Nº1 – Ana Rita Gonçalves Rodrigues - 1º lugar
  • 8º ano – turma D – Nº1 – Ana Luísa Dias Amorim  - 2º lugar - suplente
  • 9º ano – turma F – Nº9  – Maria Luís Fernandes – 1º lugar
  • 9º ano – turma F – Nº20 – Vanessa Marie Almeida – 2º lugar - suplente
  • 10º ano – turma A – Nº19 – Márcia Isabel da Silva Barreiro - 1º lugar
  • 10º ano – turma A – Nº22 – Sara Mª Brito Araújo Cerqueira – 2º lugar - suplente
  • 11º ano – turma C – Nº2 – Alexandra Mª Martins da Silva - 1º lugar
  • 11º ano – turma C – Nº25 – Vera Inês de Amorim Araújo – 2º lugar – suplente
  • 12º ano – turma B – Nº2 – Ana Sofia Alves Gonçalves - 1º lugar
  • 12º ano – turma B – Nº20 – Sílvia Maria Esteves Fernandes  – 2º lugar – suplente
 
Os resultados foram afixados e transmitidos a todos os concorrentes pelos seus professores: 7º ano – os professores Filipa Vilaverde, Filipe Machado, Elisabete Oliveira, Glória Esteves e Rosa Maria Monteiro; 8º ano – as professoras Rosa Branca Silva, Cláudia Cerqueira, Lurdes Sousa e Rosa Maria Silva; 9º ano – a professora Cláudia Varela; 10º, 11º e 12º anos – os professores António Machado, Cláudia Varela, Júlia Melo e Maria Helena Aguiar.

 A equipa da BE muito se congratula com a adesão de professores e alunos que se empenharam na concretização desta actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário