terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Concurso Contos de Natal

No âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL) os alunos de duas turmas do 3ºCiclo, sob a orientação das professoras de Português, Cláudia Cerqueira e Cláudia Varela, realizaram algumas leituras e apresentaram-nas à turma, de uma forma criativa e elaborada.
O 1º e 3 ºlugar foram atribuídos a dois alunos do 9ºF, da Escola Sede, Pedro Ribeiro e Vanessa Almeida,respetivamente. O 2º lugar foi atribuído à aluna Andreia Freitas da turma H do 8º ano, do Centro Escolar Dr. Manuel da Costa Brandão, sita em Sabadim. Convidamos os visitantes deste blogue a deliciarem-se com a leitura desses contos abaixo transcritos.


1ºPremio

Uma Nova Esperança
"Estamos na madrugada do dia 24 e estou aqui, deitado na cama, e, como em todos os outros dias, não me consigo mexer, falar, ser feliz. Tenho a sensação de que hoje e amanhã vão ser dias exatamente iguais aos outros, ou até mais tristes. Isto tudo graças àquele dia na piscina da Joana, que era a minha melhor amiga (até ao meu “acidente”). Voltando à história, estávamos na casa dela e estávamos todos a fazer saltos para a piscina, eu, armado em parvo, sim, parvo é a palavra certa, lembrei-me de subir ao muro que estava encostado à piscina e saltei.
Pedro Ribeiro"

2ºPremio

Como é ser rico?
"Numa vila acolhedora e sossegada, existiam duas famílias vizinhas completamente diferentes. Não só as famílias eram diferentes, como as pessoas, a maneira de viverem, o amor e a ternura passadas para a família, melhor dizendo uma família era rica, cheia de bens e com uma casa enorme e a outra era pobre com uma casa pequenina mas muito acolhedora.
Andreia Freitas"

3ºPremio

Há males que vêm por bem
"Estávamos no mês de dezembro. Na Serra da Estrela, a neve caía formando um imenso manto branco, que cobria as ruas e as árvores despiam os seus casacos, ao contrário de toda a gente, e substituíam-nos por vestes brancas. A Lara olhava da janela do seu quarto os flocos de neve que caíam e contava-os. Sentia-se só, triste e desamparada. Fazia hoje um ano que a sua avó falecera, a única pessoa com quem podia desabafar, que a fazia rir vezes sem conta e com quem fazia aqueles bolos que saíam sempre bem. Resumindo, era a única pessoa que lhe ligava lá em casa.
Vanessa Almeida"

Sem comentários:

Enviar um comentário