terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dia Internet Segura




A Bilbioteca do Agrupamento de Escolas de Valdevez associa-se à comemoração do Dia da Internet Segura.
Para muitas crianças e jovens de hoje, a Internet, os telemóveis e outras tecnologias são uma presença constante e familiar.Este uso crescente que inclui crianças com idades cada vez mais jovens tem muitos benefícios educativos e sociais, mas traz consigo, também, muitos riscos.

Consulta os sítios na Internet...



Exemplo de uma História:

Sou a Rafaela, tenho 17 anos, e uso as tecnologias online com muita frequência, não só para fazer pesquisas para trabalhos da escola, como para comunicar com os meus amigos e até namorar. Relativamente ao namoro, utilizava o chat com a webcam.
Certo dia o namoro acabou, e o pesadelo começou.
Fiquei a saber que o meu ex-namorado tinha gravado uma das nossas conversas, na qual me tinha pedido que fizesse umas poses mais ousadas. Fui chantageada por ele com a ameaça de ele divulgar aquelas imagens não só pelos nossos colegas como na Internet. O problema acabou por ser resolvido, devido à intervenção de um professor de confiança.
Esse professor, apercebendo-se da alteração do meu comportamento, um dia conversou comigo para saber o que se estava a passar, e como já não aguentava mais suportar aquela situação sozinha, acabei por contar tudo o que se estava a passar.
De seguida, o professor chamou o meu ex-namorado e confrontou-o, perguntou-lhe se o que eu lhe tinha dito era verdade, tendo ele confirmado tudo.
O professor pediu-lhe o ficheiro com o filme, tendo-o alertado para que se a situação não fosse resolvida a nível escolar, teria que ser resolvida recorrendo à intervenção das entidades competentes.
O meu ex-namorado acatou o pedido do professor e os nossos pais acabaram por ter conhecimento do sucedido.
Desde esse dia que aprendi a lição, não efectuar gravações de imagens ou de vídeos mais íntimas e pessoais, pois não sei o que poderão fazer com isso.
 
Criado em 26 de Maio de 2011, por:

Sem comentários:

Enviar um comentário