domingo, 1 de maio de 2022

TRADIÇÕES DO ALTO MINHO Semana da Arte, Ciência e Leitura 2022 04 a 08 de abril

 

Sessão para a comunidade educativa Tradições do Alto Minho


TRADIÇÕES DO ALTO MINHO

Semana da Arte, Ciência e Leitura 2022

04 a 08 de abril

A sessão para a comunidade educativa, inserida na Semana Concelhia da Arte, Ciência e da Leitura, divulgou e reviveu algumas tradições da nossa terra.

A professora de Educação Musical, Lindiva Pereira, foi desafiada pela coordenadora da Biblioteca Escolar, professora Alexandrina Martins, a desenvolver uma atividade que integrasse música e literatura. Nasceu, assim, a sessão “Tradições da Nossa Terra”, dirigida a toda a comunidade educativa. Inserida nas comemorações da Semana Concelhia das Arte, da Ciência e da Leitura, pretendeu divulgar e vivenciar algumas tradições minhotas. Foram convidados especiais o artista popular Augusto Canário, autodenominado ‘artesão de cantigas, tocador de concertina e cantador por paixão’, e o músico arcuense Carlos Rodrigues. Estes, desenvolveram uma atuação musical de cantares ao desafio, complementada com explicações da literatura popular, nomeadamente, da poesia popular e repentismo. A sessão contou, também, com a participação de alunas da própria escola, aprendizes da arte de cantar ao desafio, que tinham integrado o projeto “De Repente Canta A Gente”, no ano transato. Este, era um projeto de valorização do património imaterial do Alto Minho, onde se incluem os Cantares ao Desafio, que foi promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, em articulação com o Município Arcuense. As alunas a Ana Filipa Sá do 7ºG, Mónica Gonçalves do 7ºH e, ainda, a Vitória Veloso, também do 7º H, já tinham acompanhado Augusto Canário à RTP, ao programa Praça da Alegria. Foi um momento de reencontro, de muita emoção e, ao mesmo tempo, de responsabilidade por voltarem a participar com um tão ilustre músico do nosso universo da música popular.  

O sarau teve como objetivos a divulgação de determinados aspetos como o património imaterial do Alto Minho “Cantares ao Desafio” e a tradição de poesia popular “Repentismo”, no âmbito da literatura de tradição oral de uma região ou país. Pretendia, também, dar a conhecer a figura do Repentista como poeta popular improvisador dentro do fenómeno da cultura tradicional e a concertina como instrumento privilegiado para o acompanhamento dos Cantares ao Desafio. Teve, ainda, a intenção de proporcionar aos alunos uma experiência direta com músicos profissionais e promover aprendizagens essenciais como a apresentação pública de atividades artísticas, previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e, também, a participação em atividades que estimulem a conscientização e sensibilização a nível cultural e social.

E escola foi decorada a preceito com exemplos de algumas tradições do Alto Minho, como sejam os corações de Viana, eximiamente executados pelos alunos da Professora Olívia Campelo, e exemplos de filigrana executados com materiais alternativos e em grande escala.

Presentes neste momento estiveram o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, a vereadora da Educação, Emília Cerdeira e a Diretora do Agrupamento de Escolas, para além de alunos, pais e restante comunidade escolar.

O auditório deliciou-se com mais de duas horas com uma lição-espetáculo sobre a riqueza das nossas tradições musicais, que avivou o espírito e alegrou os corações de todos os presentes.

Uma imagem com teto, chão, interior

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com teto, chão, interior

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com chão, teto, interior, sala

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com teto, chão, interior, em pé

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com teto, interior, pessoa, parede

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com teto, interior, parede, pessoa

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com teto, interior, chão, sala

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com chão, teto, interior, em pé

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com pessoa, interior

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com texto, pessoa, mulher, interior

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com interior, teto, pessoa

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com interior, teto, vários

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com teto, interior, pessoa, pessoas

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com texto, interior, teto, pessoa

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com teto, interior, chão, pessoa

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com interior, teto, pessoa, chão

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com tapete, teto, chão, mobília

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com chão, teto, em pé

Descrição gerada automaticamente


Sem comentários:

Enviar um comentário