sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA

Carla Silveira e Alexandrina Martins

A Escola Básica Padre Himalaya foi distinguida como ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA, 5.ª Edição, com o Projeto “Impressões Digitais”, desenvolvido pela turma do 5.º C, no ano letivo 2021/2022, e pelas docentes Carla Silveira e Alexandrina Martins.

Na disciplina de Ciências Naturais, com a supervisão da professora Carla Silveira e em articulação com a Biblioteca Escolar (na pessoa da professora bibliotecária Alexandrina Martins), os alunos escolheram um livro da coleção "O clube dos cientistas" (recomendada pelo Plano Nacional de Leitura) e elegeram um momento do livro em que as personagens se veem num dilema/ apuros e propuseram outra solução.

A nova cena proposta foi escrita e decidida em conjunto, depois de se investigar um protocolo experimental que pudesse ajudar as personagens do livro a resolverem o mistério.

O protocolo foi experimentado pelos alunos e enviado para concurso juntamente com a nova cena proposta para a história.

Esta iniciativa tinha como objetivos estimular a leitura, a escrita e a experimentação; incentivar o pensamento crítico e a criatividade e fomentar a transdisciplinaridade e o trabalho colaborativo. Ia também ao encontro do Plano para a Recuperação das Aprendizagens 21-23, que preconiza, entre outras medidas, a promoção do trabalho interdisciplinar e da aprendizagem a partir de problemas transversais, destacando-se o ponto “Recuperar Experimentado”.

O trabalho final pode ser consultado no link: https://www.calameo.com/books/007229231361e06dfbaa2.

Todos os envolvidos estão de parabéns pela forma como dinamizaram este desafio e é com muito orgulho que toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Valdevez, em particular, da Escola Básica Padre Himalaya se vê representada, a nível nacional, por este grupo de “escritores-cientistas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário