AEV Participou no Webinar “A Maior Lição Do Mundo”: “Temos De Ser Os Agentes Da Mudança Na Educação” – Reivindicam Os Alunos António Machado, Clube de Jornalismo | |
No passado dia 29 de novembro, realizou-se, a nível nacional, o webinar “A maior lição do Mundo”, iniciativa da RBE em parceria com a UNICEF Portugal, com a participação do AEV, representado pela equipa da BE e o aluno Guilherme Barreto do 11.ºA. Nele intervieram jovens alunos de diversos agrupamentos de escolas do País, designadamente de Penacova, Rio de Mouro (Sintra), Moimenta da Beira e Marinha Grande. Dois deles integraram a comitiva portuguesa que se deslocou à cimeira internacional de Paris e Nova Iorque. As principais propostas destes estudantes vão no sentido de criticar os programas curriculares demasiado rígidos e normativos do Ministério da Educação, bem como a avaliação final consagrada nos exames nacionais. Os jovens propõem, em alternativa, “uma maior autonomia curricular para procurar o conhecimento”, salientando a mais-valia da “curiosidade para aprender”, em detrimento da “obrigação de aprender para o teste e para o exame”. “Dá tu a aula” foi uma proposta avançada. Outras vão no sentido de tornar a escola meno teórica, abrindo-a à vida prática (por exemplo, ensinando finanças, cozinha, empreendedorismo), de fomentar uma maior dinâmica entre os alunos (debates, “workshops”, comunidade de entreajuda, debates entre alunos e professores), tendo para isso os jovens de ser “inovadores, desenvolvendo o sentido crítico e a autonomia em projetos inovadores”. Intervieram ainda Leonor Costa, em nome da UNICEF Portugal, e Manuela Pargana, coordenadora da RBE. A primeira chamou a atenção para a plataforma de recursos da UNICEF Portugal, mormente para os documentos “Transformar a Educação”, “Dá tu a aula” e a “Declaração da Juventude sobre a Transformação da Educação enquanto instrumento de referência”. A segunda destacou o facto de estarem 906 turmas já envolvidas nesta iniciativa visando transformar a educação. | |
Sem comentários:
Enviar um comentário