domingo, 1 de maio de 2022

Visita à Fundação José Saramago

 

Visita à Fundação José Saramago 


VISITA DE ESTUDO

Semana Concelhia da Arte, Ciência e Leitura 2022

04 a 08 de abril

No âmbito do Concurso Nacional de Leitura, a equipa da Biblioteca Escolar promoveu uma visita de estudo à Fundação José Saramago e à Biblioteca do Palácio Galveias, em Lisboa.


No âmbito do Concurso Nacional de Leitura (CNL), a equipa da Biblioteca Escolar promoveu uma visita de estudo a Lisboa, à Fundação José Saramago e à Biblioteca do Palácio Galveias. Esta visita enquadrou-se nas comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago e pretendeu premiar os alunos vencedores da prova do Concurso Nacional de Leitura (fase escolar). Teve como objetivo a motivação para a leitura e a promoção do legado literário de um dos mais ilustres escritores portugueses, colaborando na divulgação da sua obra e promovendo o seu estudo.

Com a participação de alunos desde o primeiro ciclo até ao secundário, a viagem fez-se ao som de conversas animadas, risadas e muita cumplicidade.

Da comitiva fez ainda parte um grupo de três professoras de um colégio de Valência, Espanha, que se encontravam em Erasmus, no âmbito das bibliotecas, na Escola Básica Padre Himalaya.

FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

Fundação José Saramago é uma instituição cultural com sede na Casa dos Bicos, em Lisboa, desde junho de 2012, contando com uma delegação em Azinhaga, terra natal do escritor.

Constituída pelo próprio escritor em junho de 2007, tem como objetivos a defesa e difusão da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a promoção da cultura em Portugal e em todo o mundo e a defesa do meio ambiente.

 A Casa dos Bicos oferece uma exposição permanente dedicada à vida e obra de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, intitulada “A semente e os frutos” e promove várias atividades culturais, como apresentação de livros, representação de peças de teatro, conferências e colóquios.

A visita guiada à Fundação contemplou uma palestra sobre a vida e obra do escritor, o visionamento de um filme sobre “A Maior Flor do Mundo” com os mais pequenos do grupo, uma passagem por todos os espaços da Casa dos Bicos, repletos do legado de José Saramago, bem como a visita à exposição permanente e à loja.

Uma imagem com texto, pessoa, interior, chão

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com texto, pessoa, teto, interior

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com texto, pessoa, interior, teto

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com texto, pessoa, interior, biblioteca

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com pessoa, interior, chão, em pé

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com texto, edifício, terra, pessoa

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com pedra

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com pessoa, grupo, pessoas, pose

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com pessoa, interior, pessoas, grupo

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com texto, pessoa, grupo, pose

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

Sem comentários:

Enviar um comentário