domingo, 1 de maio de 2022

O papel da LEITURA na «Semana Concelhia da arte, Ciência e leitura»

 

O papel da LEITURA na «Semana Concelhia da arte, Ciência e leitura»…

Alexandrina Martins, coordenador da Equipa da Biblioteca Escolar


LEITURA

Semana da Arte, Ciência e Leitura 2022

04 a 08 de abril

A LEITURA deu o mote, o engenho, a criatividade, o empenho e muita motivação deram corpo e alma a esta Semana, estimulando viagens no espaço e no tempo.

A Equipa das Bibliotecas Escolares, em cooperação com as restantes estruturas intermédias, organizou um conjunto de atividades, dinamizadas por um leque de prestigiados convidados de diferentes áreas do saber, que alcançaram os diversos níveis de ensino: do pré-escolar até ao ensino secundário (regular e profissional). Nesta semana, alunos, professores e encarregados de educação brindaram a comunidade com trabalhos de diferentes âmbitos e diversos registos, que granjearam rasgados elogios e aplausos.

Foram múltiplas e várias as atividades desenvolvidas ao longo deste período que convidaram à (re)descoberta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de escritores e de profissionais diversos que, na sua pluralidade de vivências do mundo, contribuíram para que todos lessem em qualquer lugar, suporte ou contexto, dando visibilidade à leitura e à universalidade e intemporalidade da Palavra.

A semana foi palco de atividades tão diferenciadas e diferenciadoras como: Feira do Livro; Projeto Solidário “Dar e Receber um Livro para Ler”; Exposições; Formações; Concursos; Teatro; Leituras Encenadas; Encontros com Escritores; Apresentação de Livros; Sessão para a Comunidade Educativa; Concertos Pedagógicos; Campeonato de Ciência e Escrita Criativa; Diário de Escrita e Tarde de Cinema…

A LEITURA deu o mote, o engenho, a criatividade, o empenho e muita motivação deram corpo e alma a esta Semana, estimulando viagens no espaço e no tempo.

No meio de tantas, aconteceu uma viagem especial à vida e obra de José Saramago que, a pretexto do centenário do seu nascimento, se materializou em leituras de várias obras, exposições e visita de estudo à sua Fundação e a biblioteca do Palácio Galveias, por Ele frequentada.

De realçar, ainda, a presença de três Docentes d`El Colégio Sant Josep de Calassanç de Aielode Malferit, em Espanha, no âmbito de um projeto internacional de formação em Bibliotecas, Erasmus+KA 101, com a finalidade de recolher ideias e, posteriormente, poder fazer a sua aplicação no seu próprio projeto de biblioteca. Estiveram presentes em todas as atividades promovidas pela BE da Escola Básica Padre Himalaya, acompanhando, inclusive, os alunos vencedores do CNL na Visita de Estudo a Lisboa.

Todos os alunos se sentiram envolvidos, reagiram de forma positiva, mantendo-se muito motivados, muito participativos, críticos, curiosos e com vontade de aprender e melhorarem as suas competências. De resto, os grandes obreiros da semana foram mesmo os alunos que, quando colocados à prova, superaram largamente as expetativas com demonstrações de solidariedade, tolerância, partilha e cidadania.

No final…um balanço absolutamente positivo!

Sem comentários:

Enviar um comentário