quarta-feira, 1 de março de 2023

Escola a Ler

Quando as crianças voltam ao Jardim de Infância  

As Educadoras de Infância: Isa Silva e Rosa Maria Neves

No Jardim de Infância de Sabadim é costume as crianças que frequentam o primeiro ciclo voltarem às origens e visitar os antigos colegas, durante o intervalo, para matar saudades da “Sua” sala e ver as alterações que sofreu. Ajudam os mais novos a completar jogos e muitas vezes leem excertos de histórias, que estão na biblioteca da sala, ficando tristes quando o recreio acaba e não conseguem terminar a narrativa. Um dia, recebemos livros novos e ficaram interessados em lê-los aos pequenitos, mas como a história era grande formaram uma Equipa de Leitura, levaram o livro e treinaram, treinaram…

Nada melhor para terminar o mês, em que se celebrou a amizade, do que recebermos os nossos amigos do 2º ano que, cheios de entusiasmo, leram a história “O lobo que queria ir à escola “de Orianne Lallemand.  Neste livro, escolhido por eles, o Lobo sonha em ir à escola e, por isso, decide construir uma na floresta, com mesas, cadernos, quadros e tudo o que é necessário! Mas os amigos dele não estão lá muito animados, só que quando o Lobo mete uma ideia na cabeça, nada o detém e a sua escola foi um sucesso. Uma história que fala sobre o valor da aprendizagem e que contada pela voz das crianças motiva e facilita a transição para o primeiro ciclo.

 O empenho foi evidente e o entusiasmo com que leram contagiante, no fim sentiaram-se orgulhosos da sua prestação, foi bom ver a admiração dos mais novos pelos colegas que “Já sabem ler”, que ganharam asas para viajar no mundo da imaginação. “Quando aprenderes a ler serás livre para sempre” (Frederick Douglas)

A despedida foi ternurenta com irmãos, amigos e vizinhos a abraçarem-se com a promessa de voltarem com novas histórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário