domingo, 5 de fevereiro de 2023

 

Escola a Ler

De repente fez-se luz!

Isa Silva e Rosa Maria Neves, Educadoras de Infância

Num mês em que se assinala o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, a professora bibliotecária da E. B. Dr. Manuel da Costa Brandão, Margarida Dias, selecionou a maravilhosa história de Anna Llenas,“ Gosto de ti ( quase sempre)”para trabalhar com as crianças do Jardim de infância e do primeiro ciclo (7 turmas). Esta leitura proporcionou momentos de reflexão e ajudou a explicar, aos mais novos, a importância de aceitar e respeitar os outros, mesmo com as suas diferenças.

Já não gosto de ti, não sou tua amiga! É uma das frases mais ouvida quando as crianças não concordam umas com as outras. Viram as costas e o seu dia fica sombrio, está na hora do adulto intermediar o diálogo e ajudar a gerir o conflito. A autora Anna Llenas na sua obra “gosto de ti(quase sempre)”, mostra às crianças, de uma forma simples, que a amizade supera todos os obstáculos.

Os personagens Rui e Rita são muito diferentes: ele é um bicho-de-conta com uma carapaça muito forte e resistente, prático, sempre com os pés bem assentes na terra, no entanto, é um ser misterioso. Ela é um pirilampo muito delicado, brilhante, que voa muito rápido e gosta de improvisar. Apesar das singularidades de cada um estão unidos por fortes laços afetivos.

No entanto, um dia, percebem que as diferenças entre ambos os irritam e o que, de início, era apontado como qualidade, passa a ser encarado como defeito, levando-os a afastarem-se.
Aceitar as diferenças é um desafio, o caminho nem sempre é fácil, no entanto, o relacionamento social leva a que nos tenhamos de adaptar uns aos outros e de aceitar as diferenças que nos separam. Depois dos personagens refletirem, 
de repente fez-se luz, arranjaram forma de fazer as pazes e de respeitar o feitio de cada um. O Rui e a Rita voltaram a partilhar momentos felizes.

Esta obra passa uma mensagem transversal a diferentes idades, desde a infância à vida adulta, permite transmitir valores essenciais como o respeito e a tolerância para com os outros, valores imprescindíveis para uma convivência saudável em sociedade.

    Boas leituras!

Uma imagem com texto, pessoa

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com texto, pessoa, interior

Descrição gerada automaticamente

Sem comentários:

Enviar um comentário