segunda-feira, 16 de maio de 2016

CONCURSO - Uma Aventura…Literária 2016, da Editorial Caminho.

Mais um Prémio!

Catharina Sofia Fernandes, aluna do 3º A, do Centro Escolar Prof. António Melo Machado, foi distinguida, na modalidade de texto original, com uma Menção Honrosa, no concurso Uma Aventura…Literária 2016, da Editorial Caminho. O número de participações atingiu este ano letivo os 14.064, o que valoriza ainda mais o trabalho desta nossa aluna. Para além do Diploma de Menção Honrosa, a Catharina recebeu um livro de José Saramago “O silêncio da água”. Estes concursos e respetivos prémios pretendem ser um incentivo à leitura, à escrita e à criatividade, ingredientes necessários ao desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e dos adultos. A Professora Aurora Sousa não descurou estas dimensões educativas e o resultado está à vista, vendo, assim, reconhecido o seu trabalho. Os pais da jovem estão, igualmente, de parabéns porque deram o seu contributo e a Catharina vai certamente continuar a escrever, continuar a ler, para continuar a escrever. Envolvida neste círculo, nesta teia vai prosseguir o seu caminho de cidadã leitora crítica, estamos certos disso. Como a escrita serve para ser partilhada, deixamos o texto premiado “O Estranho dia de Carnaval”.

O estranho dia de Carnaval
Vou contar-vos uma história que se passou há muito tempo, no dia de Carnaval. O herói da nossa história organizou uma festa, na aldeia e convidou todas as pessoas…era obrigatório aparecer disfarçado!
Só o estranho tio Gaiopapa não foi. Finalmente, já tarde, ele apareceu vestido, curiosamente, com um fato de penas coloridas e brilhantes, como um papagaio!
O que ninguém sabia era que o tio Gaiopapa era um bruxo e que o seu fato era mágico e tinha o poder de transformar as pessoas disfarçadas.
Quando o baile começou, o tio Gaiopapa começou a girar rapidamente; as penas coloridas e mágicas despegavam-se e colavam-se nos convidados que se transformavam, de imediato, no que estavam disfarçados.
Assim, viu-se um pirata a dançar com um gorila, uma princesa a falar com um vampiro, …
Então o terrível Gaiopapa deu uma grande e horrível gargalhada e disse:
- Vinguei.me de vocês todos. Não se lembram de mim? Eu era o belo e colorido papagaio da aldeia, mas obrigaram-me a partir porque eu repetia tudo o que vocês diziam!
Entretanto, o nosso herói não foi transformado pelo papagaio bruxo, porque quando isto aconteceu ele estava na cozinha a preparar uma limonada.
O herói saltou para cima do papagaio bruxo e tirou- lhe o seu traje brilhante e mágico. Imediatamente, o tio Gaiopapa transformou-se num magnífico papagaio e o nosso herói começou a chorar.
Pegou no papagaio e disse:
- Nós fomos injustos. A partir de hoje vais viver comigo e falar quando quiseres. O papagaio ficou feliz.
O bruxedo foi quebrado e todos os convidados voltaram a ser humanos.
 Catharina Fernandes 3ª A

Sem comentários:

Enviar um comentário