quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA (2015-2016)



Provas de Seleção - 1ª fase – 2015/2016

            Uma vez mais, este ano, o nosso Agrupamento de Escolas aderiu à iniciativa do PNL (Plano Nacional de Leitura), selecionando os concorrentes, participantes no Concurso Nacional de Leitura (CNL).
            A Biblioteca Escolar, em parceria com os Professores de Português, vai proceder à  seleção dos alunos com provas a realizar nos dias 11 e 12 de janeiro.
Secundário – obra:  A Rapariga no Comboio, de Paula Hawkins.
Básico – obra: O Mundo em que Vivi, de Ilse Losa.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A equipa das Bibliotecas do Agrupamento deseja a todos os elementos da comunidade educativa um Feliz Natal e um 2016 cheio de Esperança.


Contos de Natal



Mais uma atividade dinamizada pelos professores de Português.

Poemas de Natal

O grupo de Português promoveu, na primeira quinzena de dezembro, a atividade “Poemas de Natal”, destinada aos alunos do terceiro ciclo do ensino básico deste Agrupamento de Escolas, visando o gosto e o aperfeiçoamento da escrita e o desenvolvimento do sentido estético da linguagem. Supervisionados pelos respetivos professores de Português, os alunos procederam à produção de poemas natalícios diversificados, sendo notórios o entusiasmo, o envolvimento e a dedicação no momento da execução e da apresentação dos trabalhos.
O balanço da atividade foi muito positivo, pois permitiu uma reflexão aprofundada e séria sobre a quadra natalícia que se aproxima, o diálogo e a partilha de experiências.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Atividade de articulação entre o Pré-escolar e 1º ano

Lenda de S. Martinho

Lenda de S.Martinho! Teatro de Sombras - Na biblioteca do CE Dr Manuel da Costa Brandão/Sabadim @

Publicado por Augusta Gabriel em Quarta-feira, 11 de Novembro de 2015

Comemorações do dia de S. Martinho - CE Dr. Manuel da Costa Brandão

Para além das deliciosas castanhas o dia de S.Martinho foi comemorado, na BBiblioteca Escolar, com a apresentação da «Lenda de S. Martinho» através de de um Teatro de Sombras. Os alunos mais velhos, puderam recriar a lenda utilizando as personagens que foram construídas para o efeito. Foi um trabalho muito criativo, em que a imaginação foi para além da lenda e novas histórias foram inventadas!

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Estendal de Contos - Por «ATRAPALHARTE », Grupo de Teatro Infantil

Foi com enorme alegria que, pelo 4º ano consecutivo, recebemos no nosso Agrupamento o grupo de teatro ATRAPALHARTE. Este ano brindaram-nos com dois contos: «A Princesa e a Ervilha» e «Os Músicos de Breman». Durante uma semana percorreram as vária escolas e JI do Agrupamento. Aqui ficam algumas, das centenas de fotos que fomos tirando ao longo de todos os espetáculos!

Atividades de Leitura - Metas Curriculares de Portugês

Atividade realizada com os alunos do 1º CEB da escola do Soajo. A obra trabalhada foi: «Versos de Cácarácá» de António Manuel Couto Viana