sexta-feira, 20 de abril de 2012

Concurso Quintos dos Leitores

Pela terceira vez consecutiva o Município de Arcos de Valdevez através da Casa as Artes / Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo organizou em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Valdevez e com a Escola Básica de Távora a Semana da Leitura, o concurso Concelhio de leitura Quintos leitores.

Os vencedores foram:
1 º lugar com 13 pontos - Marlene Sofia Veloso Alves, nº 18 do  5.º F do Centro Escolar Manuel Costa Brandão - Sabadim
2ª lugar ex aequo , com 10 pontos , ficaram: Francisca Brito Rocha , n º 7, 5.º D da EB23 S e Mariana do Carmo Araújo Amorim, nº 16, 5º B da Escola Básica de Távora.
Nesta terceira edição houve, à semelhança das edições anteriores, encontro com escritores, contadores de histórias, ilustradores, sessões de leitura em voz alta, recitais de poesia, uma oficina de expressão e o concurso de leitura Quintos Leitores.
A obra a concurso foi A caminho de Santiago da escritora Ana Saldanha, que esteve presente no evento e em várias sessões com alunos durante a Semana da Leitura.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Semana da Leitura

Decorreu entre os dias 19 e 24 de março, a Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas de Valdevez que aconteceu em simultâneo com a Semana da Ciência e da Tecnologia. Esta iniciativa desenvolveu-se em parceria com as Bibliotecas Escolares do concelho e com a Biblioteca Municipal e teve como principal objetivo promover o gosto pela leitura. Das muitas atividades programadas, podemos destacar os encontros com os escritores Ana Saldanha e Alberto Santos, que decorreram na biblioteca da escola sede, tendo como público-alvo os alunos dos 6º e 10ºanos, respetivamente. Foram, ainda, muitos os alunos que orientados pelos seus professores, fizeram a apresentação de poemas, dramatizações e interpretaram canções de vários autores. O escritor Fernando Pinto do Amaral, por motivos alheiros à sua vontade, não pôde realizar a sessão inicialmente programada, estando prevista a sua concretização para o próximo dia 25 de Maio.

Concurso Nacional de Leitura - 2011/2012


2º FASE - DISTRITAL

A segunda fase do CNL (Concurso Nacional de Leitura), a nível distrital, decorreu no passado dia 14 de abril, entre as 13h30 e as 18h, na Biblioteca Municipal de Valença.
Os alunos do ensino básico (7º ao 9º anos) e os do ensino secundário (10º ao 12º anos), representantes das várias escolas do distrito, realizaram uma prova escrita, na sua respetiva categoria, sendo esta de caráter eliminatório, a fim de o júri selecionar os cinco finalistas de cada nível de ensino para uma segunda parte do concurso: a prova oral.
A aluna do 9º ano de escolaridade, Maria Luís Gonçalves Fernandes, foi uma dos cinco concorrentes que se submeteu à prova de oralidade, tendo-se destacado dos demais e vencido esta 2ª fase do concurso com distinção. Assim, Maria Luís Gonçalves Fernandes vai representar o distrito de Viana do Castelo, na 3ª e última fase do CNL, em Lisboa.

 
A BE (biblioteca escolar) e o Agrupamento de Escolas de Valdevez muito se congratulam com este excelente resultado e registam, ainda, a prestação honrosa dos outros concorrentes.